segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ética: valores morais e princípios sociais

A palavra ética é uma das mais confusas, muitas pessoas sabem mas mesmo assim vivem se perguntando o que é ética?
Percebi que ética é mais umas das coisas difíceis de se explicar e também tem a questão, o que é ética para alguns para outros acaba não sendo.
O que é Ética?
Segundo o dicionário Michaelis ética é:
Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática.
Mas pensando bem acho que ética vai muito de cada pessoa.
É ético roubar um frango para matar a fome?
É ético roubar algo de muita importância para um filho?
Ocorre que em muitas situações o que é ética em um momento acaba não sendo em outro.
Ética é o conceito que cada um de nós acreditamos que seja a forma certa de se agir em um determinado momento.
Se em nossa cabeça estamos fazendo a coisa certa, aquilo é ética para nós.




A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.
Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento. No entanto deveria chamar-se uma ciência normativa.
A ética se distingue de outros ramos do saber, ou de outros estudos de comportamentos humanos, como o direito, a teologia, a estética, a psicologia, a história, a economia e outros. /
É claro que, de qualquer maneira, a ética tem pelo menos também uma função descritiva: precisam procurar conhecer, apoiando-se em estudos de antropologia culturais e semelhantes aos costumes. Os costumes das diferentes épocas e dos diferentes lugares. Mas ela não apenas retrata os costumes: apresenta também algumas teorias, que não se identificam totalmente com as formas de sabedoria que geralmente concentram os ideais de cada grupo humano. A ética tem sido também uma reflexão teórica.

O sábio não é, então, um cientista teórico, mas um homem virtuoso ou que busca a vida virtuosa e que assim consegue estabelecer, em sua vida, a ordem, a harmonia e o equilíbrio que todos desejam. A Dialética e Virtude devem andar juntas, pois a dialética é o caminho da contemplação das idéias e a virtude é esta adequação da vida pessoal às idéias supremas.

CONCLUSÃO
Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e mais sensatos, porque ela nos aproxima da realidade e nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida.
Sócrates, Platão e Aristóteles foram alguns dentre os importantes filósofos gregos que queriam dar respostas sobre a melhor forma de o homem viver e morrer. Passaram à vida tentado responder o que é a felicidade e qual a melhor maneira de alcançá-Ia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário